segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mulheres socialistas ganham espaço no Poder



Ana Arraes e Marta Rocha, duas mulheres socialistas que hoje ocupam cargos de líderes na política e na polícia, respectivamente. A deputada Ana Arraes – líder do Partido Socialista na Câmara dos Deputados – é, atualmente, a única mulher a ocupar o cargo de líder no Congresso Nacional. Marta Rocha, assume pela primeira vez na história do Rio de Janeiro o comando da Polícia Civil do Estado. “A Secretaria Nacional de Mulheres do PSB (SNM) está em festa com o avanço feminino nos espaços de Poder”, comemorou a secretária nacional de mulheres socialista, Dora Pires.

Ana Arraes

Nascida no Recife no dia 28 de julho, Ana Lúcia Arraes de Alencar é filha do ex-governador Miguel Arraes e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar. Advogada, ela é mãe do economista e governador do Estado, Eduardo Campos, e do advogado e escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos. Ao longo de sua vida, Ana Arraes participou, ao lado do pai, de diversas lutas políticas, tendo sido eleita, em 2006, deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Foi a segunda mulher na história de Pernambuco a conquistar um mandato na Câmara dos Deputados, sendo a primeira eleita no século XXI. A parlamentar entrou na vida pública com a terceira maior votação do Estado, contabilizando mais de 178 mil votos.

A deputada Ana Arraes tem se destacado pela luta em prol do desenvolvimento econômico de Pernambuco e de melhores condições de vida para a população. Foi indicada por unanimidade para assumir a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, sendo a primeira representante do sexo feminino a presidi-la. Atualmente, atua como membro titular da mesma Comissão e suplente da Comissão de Direitos Humanos. Além disso, foi a primeira mulher a participar de uma Comissão de Reforma Tributária, tendo, recentemente, aprovado projeto que retira os impostos cobrados sobre os produtos que compõem a cesta básica.

Ana Arraes vem focando suas atividades em defesa dos direitos das mulheres. Tem trabalhado arduamente para viabilizar leis que venham a contribuir para a concretização da justiça social. Neste sentido, apresentou projetos com vistas à universalização da telefonia celular e à implantação do seguro desemprego para os agricultores que só dispõem de trabalho no período da safra, ficando sem condições de sobrevivência durante os meses de entressafra, como é o caso dos canavieiros. Preocupada com a melhoria das condições de saúde da população, viabilizou recursos e a totalidade de suas emendas individuais de 2008 para a construção do Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

Marta Rocha

A nova Chefe de Polícia do Rio de Janeiro, Marta Rocha, é filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e já ocupou a Secretaria Estadual de Mulheres do PSB “As socialistas consideraram um grande avanço a presença de uma mulher em um cargo tradicionalmente ocupado por homens. Parabenizamos a atitude corajosa de José Beltrame (Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro) pela escolha da companheira Marta Rocha para tão importante tarefa”, afirmou a secretária nacional de mulheres do PSB, Dora Pires.

“Acho que é uma mudança mesmo de paradigma. Talvez há cinco anos você não pensasse em ter uma mulher presidente, talvez há cinco anos você não pensasse em ter uma mulher chefe de polícia. Daqui a pouco vai deixar de causar espanto, vai deixar de ser diferente. Quando esse dia chegar vai ser muito bom. Acho que ao longo de nossa carreira estamos nos preparando e nos qualificando para essa situação”, afirmou Martha Rocha.

Martha é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá. A delegada entrou na Polícia Civil em 1983 e começou sua carreira policial como única mulher no plantão da 14ª DP (Leblon). Ela foi titular ainda de outras cinco delegacias, inaugurou a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, na Zona Oeste, e também esteve à frente da DEAM, no Centro da cidade. Em 1999, Martha ocupou o cargo de subchefe de polícia e atuou como corregedora de polícia.

SNM

“A Secretaria Nacional de Mulheres do PSB parabeniza essas duas mulheres extraordinárias que estão fazendo a diferença em um País que até pouco tempo era comandado apenas por homens. Isso é um avanço! Mas, nossa luta ainda está começando, temos muito a conquistar”, enfatizou Dora Pires.

Fonte: http://www.psbnacional.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário